sábado, 4 de dezembro de 2010

SÍMBOLOS NATALINOS


Comemoramos o Natal todo mês de Dezembro e com ele vemos todos os lugares enfeitados e cheio de adornos e alegria esperando este evento tão importante em nossas vidas. Mas vocês sabe qual é o real significado desta data? E o porque da árvore de natal, Papai Noel, presentes? Leiam o texto abaixo e fiquem sabendo de tudo sobre o natal!

ORIGEM DO NATAL E O SIGNIFICADO DA COMEMORAÇÃO

   O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi no século IV que o dia 25 de Dezembro foi estabelecido como data oficial para a comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de Dezembro era a data que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.
    As antigas comemorações de natal costumavam durar 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três Reis Magos, chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal.
   Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa história.

Árvore de Natal

   A árvore de natal, um dos principais símbolos natalinos, é mais antiga que o próprio sentido do Natal, Jesus Cristo. Aproximadamente dois milênios antes do nascimento de Cristo, os povos indo-europeus já utilizavam árvores com um fim religioso, pois criam que elas eram uma expressão da energia de fertilidade da Mãe Natureza. 

   Algumas tribos pagãs da Alemanha consideravam os carvalhos árvores santas, por isso realizavam sacrifícios humanos debaixo destas árvores oferecidos ao deus Odin. Uma das histórias diz que São Bonifácio, tentando acabar com este costume pagão, cortou um carvalho, que quando caiu, fez cair todas as árvores próximas a ele, com exceção de um pequeno pinheiro. Assim, havia acontecido um milagre, pois o pinheiro simbolizaria o menino Jesus. 

   Quando a árvore de natal tinha um caráter pagão, as pessoas a enfeitava para que, depois da queda das folhas no inverno, os espíritos das árvores voltassem. Da mesma forma, os cristãos passaram a ter o mesmo costume, no entanto essas decorações passaram a possuir um caráter diferente, significando alegria, bondade, amor, a benção de Cristo, etc. 

   A partir do século XVI, várias famílias alemãs passaram a decorar seus pinheiros, resultando em um costume que passou por várias gerações. A partir do século 19, a tradição chegou à Inglaterra, França e Estados Unidos. No século 20 virou tradição na Espanha e América Latina, chegando a virar costume até mesmo em países de clima tropical.




Papai Noel

   A origem desse personagem surgiu inspirado em São Nicolau, que tinha o hábito de ajudar as famílias mais necessitadas da região em que vivia.
  O trenó, as renas, a chaminé, a barba branca e as roupas vermelhas, ao longo dos anos, foram adicionados à essa lenda que ficou gravada no imaginário de todos nós e, é assim que o bom velhinho participa das festas de fim de ano no Brasil e no Mundo.


Presentes de Natal

   O natal é um período de confraternização, onde as pessoas demonstram mais suas emoções. Durante o ano os pais avaliam o comportamento dos filhos, se este se comportou bem ou se cometeu alguma travessura. Isso está ligado a tradicional troca de presentes que ocorre meia-noite do dia 24 de dezembro, onde os pais estabelecem uma regra onde só às crianças que se comportaram e foram boazinhas ganham presentes. A maioria das crianças acredita em Papai Noel, por isso escrevem cartinhas para ele pedindo presentes. Essa é uma forma dos pais descobrirem o que seus filhos desejam ganhar. O presente de Natal para as crianças se torna uma espécie de recompensa por suas boas ações.


Presépio
   A palavra presépio refere-se o local onde o gado é colocado ao ser recolhido, em outras palavras, refere-se ao curral. Também é utilizado em tempos de natal para referenciar o nascimento de Jesus em Belém. Sua origem data o século XIII quando São Francisco de Assis em noite de natal fez uma pregação acerca do nascimento de Jesus e com autorização do papa decidiu montar um cenário, esse foi feito com a imagem do menino Jesus em um presépio de palha rodeado por um boi e um jumento vivos para tornar aquele momento tão importante também real.
   Tal encenação, que ocorreu em 1223, repercutiu fortemente em todo o território italiano e em pouco tempo as famílias européias da nobreza já tinham um presépio montado em seus lares.
   No século XV, o presépio deixou de ser um monumento de alto custo e passou a ser fabricado também em plástico. Posteriormente, foram fabricados com peças soltas facilitando assim a montagem de diferentes fatos ocorridos durante e pouco depois do nascimento de Jesus.



Guirlanda
   Guirlanda é um adorno natalino feito com flores, frutas e/ou ramagens entrelaçadas.
   Durante o mês de dezembro, a guirlanda é utilizada nas casas, é composta de ramos de pinheiro ou cipreste, enfeites vermelhos, laços e quatro velas.
  O uso da guirlanda refere-se a Roma Antiga, pois para os romanos oferecer um ramo de planta significa um voto à saúde, proporcionando o costume de enrolar os ramos em uma coroa.
  Os romanos expunham as coroas nas portas para favorecer a saúde de todas as pessoas da casa.