quarta-feira, 2 de março de 2011

Como Surgiu o Carnaval no Brasil?



Muita música, dança, cores e alegria. Está  chegando o carnaval, uma festa popular que costuma agitar todo o país e levar multidões para as ruas. Mas você sabe como essa festa se originou no Brasil? 


O carnaval foi introduzido no país pelos portugueses, durante o século XVI, com o Entrudo (como era chamado o carnaval na época), que consistia em brincadeiras que eram bastante praticadas pela população. As pessoas jogavam umas nas outras baldes de água, farinha, ovos, groselha, limões e barro, até que todas ficassem sujas e mal-cheirosas. 



Mas com o passar do tempo, essa brincadeira foi deixada de lado e a comemoração foi tomando um outro rumo. A partir de 1870, o Entrudo foi sendo substituído pelos bailes em clubes, em que as pessoas se fantasiavam e usavam máscaras, e por festanças nas ruas, em que os foliões saíam para cantar e dançar. 



É nessa época que a festa se tornou mais popular com o surgimento das marchinhas, musiquinhas que deixavam o carnaval ainda mais animado e eram cantadas por grupinhos de pessoas. E foram esses grupos que deram origem aos blocos e às primeiras organizações carnavalescas: em 1928, na cidade do Rio de Janeiro, surge a Deixa Falar, a primeira escola de samba do Brasil. 



Hoje, o desfile das escolas de samba é bastante tradicional nas cidade do Rio de Janeiro e São Paulo. Já na região nordeste, o carnaval de rua ainda reúne uma multidão de pessoas e cada estado tem sua maneira de festejar. Na Bahia, por exemplo, a grande atração são os trios elétricos e, em Pernambuco, ritmos tradicionais como o frevo e o maracatu fazem a alegria dos foliões. 

2 comentários: